O debate sobre a criação do Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR) ganhou destaque na reunião do Conselho Municipal de Turismo realizada nesta quinta-feira (11). O tema é uma iniciativa defendida pelo mandato do vereador Fúlvio Saulo, que apresentou ao Executivo o Projeto de Indicação nº 01/2025, sugerindo a criação do fundo .
A proposta busca instituir um instrumento permanente de financiamento para o setor turístico de Natal, garantindo recursos para obras de infraestrutura, conservação do patrimônio cultural e natural, capacitação profissional, campanhas de promoção do destino, apoio a eventos e manifestações culturais, além de fomentar a geração de emprego e renda.
Com vocação natural para o turismo – reconhecida nacional e internacionalmente por suas belezas, cultura e hospitalidade –, Natal precisa de um mecanismo estável e transparente de recursos voltados exclusivamente para essa área estratégica. O FUMTUR representa a oportunidade de transformar essa vocação em resultados concretos para a economia local e para a qualidade de vida da população.
“Natal precisa de um mecanismo moderno, planejado e transparente para sustentar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. O Fundo Municipal do Turismo é uma medida estratégica que dará mais eficiência à gestão pública e mais segurança ao setor privado que investe na cidade”, destacou o vereador Fúlvio.
O projeto encaminhado ao Executivo prevê que a gestão do fundo seja feita pela Secretaria Municipal de Turismo, com acompanhamento e fiscalização do Conselho Municipal de Turismo, garantindo participação da sociedade civil e do setor produtivo nas decisões.
Ao sugerir a criação do FUMTUR, o vereador reforça o compromisso do Legislativo em contribuir com soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável de Natal, respeitando a iniciativa legislativa exclusiva do Executivo.