A Rússia lançou na madrugada deste domingo (25/05) o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra, iniciada há mais de três anos, na segunda noite consecutiva de ataques intensos com drones e mísseis balísticos. A capital, Kiev, foi mais uma vez o foco da ofensiva, que deixou ao menos 12 mortos, incluindo 3 crianças, e dezenas de feridos.
Foi “o ataque mais massivo em termos de número de armas de ataque aéreo no território da Ucrânia desde o início da invasão em escala total em 2022”, disse Yuriy Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, foram usados 298 drones e 69 mísseis.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que os mísseis e drones russos atingiram mais de 30 cidades e vilarejos em todo o país, e pediu aos parceiros ocidentais que aumentem as sanções contra a Rússia, em especial os Estados Unidos.
“O silêncio dos Estados Unidos e de outros países do mundo apenas encoraja [o presidente russo Vladimir] Putin”, escreveu Zelenski, no Telegram. “Todo ataque terrorista russo é motivo suficiente para novas sanções contra a Rússia.”
Metrópoles
📹 Serviço Estadual de Emergência da Região de Kiev
✔️ Siga agora @megaportalrn