O prefeito Paulinho Freire (União) debateu com o secretariado o balanço de 200 dias de gestão em Natal, na manhã da segunda-feira (21), como as metas alcançadas em tão pouco tempo, bem como os avanços que o município precisa para melhor atender a população pelo resto do ano e do mandato, que vai até 2028.
Para o chefe do Executivo, o resultado do que foi entregue aos natalenses nesse período é de saldo positivo, mas “cobramos dos secretários, que a gente precisa melhorar mais, precisa dar resultado principalmente aquelas pessoas que mais precisam da prefeitura”.
“Nestes 200 dias, mostramos que é possível fazer diferente. Natal vive um tempo de trabalho presente em cada região e na vida das pessoas. A cidade avança com compromisso, responsabilidade e foco no que realmente importa. Com planejamento e ação, Natal segue no rumo certo, olhando pra frente, cuidando da cidade e dos seus cidadãos”, reiterou Freire.
Paulinho Freire reconhece que algumas dificuldades iniciais “são inerentes à burocracia do serviço público”, porém se disse “satisfeito com tudo o que aconteceu” desde que assumiu o mandato em 1º de janeiro: “O osso principal objetivo era zerar as filas das creches. Isso nós conseguimos em tempo recorde. E o resto está andando como o serviço público impõe, que é a burocracia que é grande, mas graças a Deus várias ações bem encaminhadas para que a gente possa dar prosseguimento à nossa gestão”.
Freire afirmou, ainda, que depois do avanço que se conseguiu dar à educação, “o foco daqui por diante é avançar na saúde de Natal”, além de admitir que para o segundo semestre, afora o encaminhamento do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026, pode encaminhar à votação na Câmara Municipal de Nbatal (CMN), uma proposta de reforma administrativa para o município.
“Nós estamos estudando aí algumas ações, se vamos fazer ou não uma reforma administrativa, porque o nosso organograma já é muito antigo e possa ser que a gente necessite, a Secretaria de Administração está preparando e nós vamos ver se realmente atende aquilo que a gente está pensando para modernizar o serviço público de Natal”, adiantou o prefeito.
Paulinho Freire também classificou como positivo o trabalho feito durante a época mais chuvosa de Natal, no primeiro semestre, a fim de minimizar os efeitos das enchentes pluviais . “Em épocas de chuvas, já chegou a transbordar mais de 14 lagoas. Nessa aqui, no auge da chuva mesmo de 150 milímetros, transbordaram quatro lagoas. Também fizemos um trabalho preventivo na rede de drenagem, tirando mais de 14 mil toneladas de resíduos sólidos dentro da rede de drenagem, com 180 quilômetros já atendida, ainda fizemos a entrega de praças, de quadras esportivas, foram foram 200 dias muito intenso”.
Durante a reunião do prefeito com o secretariado, ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, secretário de Governo, Sérgio Freire, apresentar o resumo das principais realizações das secretarias: “Inicialmente, o que eu quero dizer é que esta é a reunião de número 100 das Câmaras Temáticas. Nessa sessão, que marca 200 dias de gestão, apresentamos um resumo das principais ações de todas as secretarias municipais e fizemos de forma resumida, pois sabemos que cada pasta tem muitas entregas”.
Em resumo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) promoveu a implantação de 1.870 metros de binários, 28 ações para abertura de canteiros com foco em acessibilidade, a finalização de seis projetos do PAC 2024, além da instalação de 925 placas de sinalização, 2.270 metros de alamedas e 240 m² de calçadas acessíveis.
Na Assistência Social, a titular Nina Souza destacou a atualização dos dados de mais de 35 mil usuários do Cadastro Único, com mutirões e a nova Central no bairro do Alecrim, entre outras ações. “Estamos cuidando das pessoas. Através do Banco de Alimentos, do recorde de arrecadação para os Fundos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente por meio da campanha Restituição Solidária, além da otimização de processos que ampliam nossa atuação”, pontuou.
Na cultura, a Funcarte impulsionou o calendário de eventos com resultados expressivos. O Carnaval de 2025 reuniu cerca de 590 mil pessoas e movimentou R$ 196 milhões, um crescimento de mais de 34% em relação ao ano anterior. Já os festejos juninos superaram expectativas, com público estimado em 938 mil pessoas e movimentação econômica de R$ 188 milhões, crescimento superior a 400% em comparação a 2023.
O secretário municipal de Planejamento, Vágner Araújo, informou que sua pasta apresentou uma matriz de gestão de metas, que está sendo implementada por determinação do prefeito Paulinho Freire, para que “se possa acompanha as metas das diversas secretarias e metas prioritárias de cada área”.
Segundo Araújo, a matriz é alimentada e compartilhada on line, com informações que serão cobradas semanalmente pelo prefeito de Natal.
Foto: Demis Roussos