“Ele é um grande técnico. Agora o problema do Brasil é que a gente tá no momento de safra que não é igual antigamente”, disse Luiz Inácio Lula da Silva sobre Carlo Ancelotti, cotado para assumir a seleção brasileira. Para o ex-presidente, a qualidade da geração atual de jogadores está longe das seleções históricas de 1958, 1970, 2002 e até 2006. Ele destacou que a “safra” atual é mais frágil, e citou como exemplo o ataque das seleções de 2002 e 2006, que tinham uma qualidade muito superior à atual. “É só lembrar do nosso ataque em 2002 e 2006 pra você ver que estamos longe daquilo lá”, afirmou.
Em relação à contratação de treinadores estrangeiros, Lula esclareceu: “Eu não tenho nada contra ser estrangeiro. Afinal de contas, temos muitos brasileiros jogando nos estrangeiros, técnicos nos estrangeiros”. Contudo, ele acredita que o Brasil tem técnicos capacitados internamente que poderiam comandar a seleção. Para ele, o verdadeiro problema está na estrutura organizacional do futebol brasileiro. “O nosso problema é mais estrutural, organizacional. Eu acho muito difícil você ficar juntando jogador 15 dias antes de um jogo, treinar dois dias, escalar o time e achar que vai ganhar. Eu acho que precisa de mais tempo”, afirmou.
Lula também sugeriu uma experiência inédita para a seleção: convocar os 22 melhores jogadores ao final de cada Campeonato Brasileiro. “Eu já disse ao presidente da CBF, eu gostaria de fazer uma experiência, convocando os melhores jogadores que terminam o Campeonato Brasileiro. Terminou o Brasileiro, vamos fazer uma seleção com eles e ver no que dá”, propôs. A ideia é que a seleção fosse formada com base no desempenho recente dos jogadores no campeonato interno, ao invés de depender exclusivamente de atletas que jogam no exterior.
Por fim, Lula reafirmou que a principal mudança necessária para a seleção brasileira é a melhoria na estrutura do futebol no país. Para ele, mais tempo de preparação e uma organização mais eficiente são essenciais para que o Brasil recupere a competitividade e o brilho das seleções do passado.
✔️ Siga agora @megaportalrn