Em uma prévia do cenário para as eleições que acontecerão em outubro de 2026, o Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), em parceria com o blog do jornalista Magno Martins, divulgou nesta segunda-feira (11 de novembro) uma pesquisa de intenção de voto para o governo de Pernambuco. Segundo o levantamento, o atual prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), aparece como o favorito na disputa, destacando-se com expressiva vantagem.
Na modalidade estimulada, se as eleições fossem realizadas hoje, João Campos teria 76,2% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSDB) contaria com 15,8%, representando uma diferença de 60,4 pontos percentuais a favor do socialista. Os votos brancos e nulos somam 3,9%, e os indecisos chegam a 4,1%.
Na modalidade espontânea — onde o entrevistado cita o candidato de preferência sem auxílio de lista —, João Campos também lidera, obtendo 42,7% das menções, contra 9,5% de Raquel Lyra, uma diferença de mais de 30 pontos percentuais. Neste cenário, os votos brancos e nulos somam 2,4%, enquanto o percentual de indecisos sobe para 41,4%.
No quesito rejeição, Raquel Lyra apresenta índice bastante elevado: 60,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum. Já João Campos é rejeitado por 10,6% do eleitorado. Em relação ao voto consolidado, 67,1% dos eleitores de João Campos afirmam que não mudariam de voto, enquanto apenas 11,7% dos eleitores de Raquel Lyra têm essa mesma convicção.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 deste mês, com a aplicação de dois mil questionários em 80 municípios de diversas regiões de Pernambuco. O levantamento tem intervalo de confiança de 95,5% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre o total da amostra.
Fonte: Portal da Cidade
Qual a sua opinião? Quem será o(a) governador(a) eleito(a) de Pernambuco em 2026?
✔️ Siga agora @megaportalrn