A edição 2025 da Festa do Bode, que será realizada de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, nas proximidades da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), contará neste ano em sua programação com o Concurso de Melhor Produtor – Caprino e Ovino.
O objetivo do concurso é valorizar os criadores que possuem reprodutores robustos e saudáveis, mesmo sem acesso à genética de ponta. Durante o concurso, os animais serão avaliados quanto à libido (capacidade de cobertura) e qualidade do sêmen. O reprodutor que apresentar o melhor desempenho reprodutivo.
O concurso também promove a integração entre os diferentes elos da cadeia da caprinovinocultura, a troca de experiências entre produtores e técnicos, entre outros pontos. Somente será permitida a participação de animais pertencentes a criadores domiciliados nos municípios integrantes do polo da caprinovinocultura local. É vedada a inscrição de animais oriundos de outros polos ou regiões diferentes.
A avaliação seguirá critérios técnicos com base em exames andrológicos, conforme normas do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal: Avaliação visual do aparelho reprodutor (conformação testicular); coleta e análise de sêmen (espermograma); e Teste de libido (capacidade de cobertura).
O concurso melhor reprodutor caprino e ovino premiará os vencedores com R$ 4 mil. A festa é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias.
Foto Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)
✔ Siga agora @megaportalrn