Um levantamento exclusivo do #g1 mostra que 61 candidatos das eleições 2024 de 18 estados do país são alvo de mandados de prisão em aberto. Na manhã desta quarta-feira (18), eles apareciam no sistema de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral como aptos a disputar as eleições. E, ao mesmo tempo, apareciam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) como alvo de ordens de detenção pendentes de cumprimento.
No sábado (14), o g1 havia revelado que 3 candidatos eram procurados pelos ataques golpistas ao Congresso, ao STF e ao Planalto em 8 de janeiro. Dois foram presos após a publicação da reportagem. O terceiro é considerado foragido pela polícia.
A maioria dos casos (46) é de mandados decorrentes de disputas por pensão alimentícia — um tipo de prisão civil, que é revogada assim que o alvo paga o valor devido. Outros 15 são criminais. Um é civil, mas não foi possível estabelecer a causa.
O número de candidatos alvo de mandados de prisão pode mudar. Isso porque, a qualquer momento, eles podem ser declarados inaptos para concorrer pela Justiça Eleitoral; ou porque o mandado de prisão foi excluído do sistema do BNMP pelos tribunais.
Vale lembrar que a legislação brasileira não impede que pessoas que são alvo de mandados de prisão disputem as eleições. A proibição é contra condenados de forma definitiva ou por um colegiado de juízes.
Fonte G1
✔️ Siga agora @megaportalrn