A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar a MPOX, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, como uma emergência de saúde global devido ao aumento significativo de casos em várias regiões do mundo.
No início desta semana, o Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças (Africa CDC) anunciou que os surtos de mpox eram uma emergência de saúde pública, com mais de 500 mortes, e pediu ajuda internacional para conter a propagação do vírus. Com esse aumento alarmante no número de casos de MPOX, a OMS tomou medidas drásticas para conter a disseminação do vírus.
“Isso é algo que deve preocupar a todos. O potencial de disseminação na África e além dela é muito preocupante”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A varíola dos macacos foi detectada em 13 países do continente africano neste ano, e mais de 96% de todos os casos e mortes ocorreram no Congo. Os casos aumentaram 160% e as mortes subiram 19% em comparação com o mesmo período do ano passado. Até agora, foram mais de 14 mil casos e 524 mortes.
Durante o surto global de mpox em 2022, que afetou mais de 70 países, menos de 1% das pessoas morreram.
A OMS também pediu aos fabricantes que submetam vacinas contra a MPOX para uso emergencial, destacando a necessidade urgente de imunização para controlar o surto. Além disso, medidas de prevenção, como a conscientização sobre os sintomas e a importância do isolamento de casos suspeitos, são cruciais para evitar a propagação do vírus.
Qual a sua opinião?
Fonte: Africanize Oficial