Médica do serviço público por mais de 30 anos, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) fez avançar no Senado, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei (PL 663/2024) de sua autoria que promove o Sistema Único de Saúde (SUS) à estatura de um símbolo brasileiro, reconhecendo-o como “manifestação da cultura nacional”. A proposta passou com amplo apoio em votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue agora à Comissão de Educação (CE) para decisão final.
“Aprovar no Congresso Nacional este projeto que apresentei é uma forma de cobrar e garantir a efetiva destinação de orçamento público para esse sistema que salva vidas, previne doenças e oferece um modelo de saúde universal e gratuito para tratar e prevenir doenças e cuidar do bem-estar e da qualidade de vida de toda a população brasileira, sem exceção”, afirmou a senadora.
Conforme Zenaide, admirado em todo o mundo como experiencia exitosa e instituído pela Constituição Federal de 1988, o SUS é um modelo que até o mega empresário Bill Gates elogiou e recomendou que fosse copiado por países ditos desenvolvidos. Para ela, o sistema tripartite, que une na mesma frente de trabalho municípios, estados e governo federal independentemente da troca de governos, é um dos maiores avanços civilizatórios promovido no país.
a sociedade brasileira. O SUS garante o acesso universal, integral, com equidade e participação social. É serviço público de graça voltado para ações de serviços de saúde, sendo totalmente financiado por impostos e contribuições de toda a sociedade”, enfatizou a parlamentar.
✔️ Siga agora @megaportalrn
✔️📲 megaportalrn.com.br









