O presidente do Conselho de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN), Francisco Canindé dos Santos, morreu na manhã deste domingo (17). Ele estava internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desde a última quarta-feira (13), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico durante uma audiência pública da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa (ALRN).
De acordo com uma nota de pesar publicada pela Arquidiocese de Natal, onde representava a Pastoral da Criança, Francisco era paciente renal crônico e por consequência da diabetes, perdeu quase 100% da vida. Ele também era submetido à hemodiálise algumas vezes por semana.
“Mesmo enfrentando esses problemas de saúde, inclusive se submetendo à hemodiálise algumas vezes por semana, Canindé nunca deixou de lutar em prol dos menos favorecidos. Atualmente, presidia o Conselho Estadual de Saúde, no qual representava a Pastoral da Criança”, disse a Arquidiocese em nota.
Durante o ocorrido, Francisco Canindé apresentou dificuldades para falar enquanto participava da audiência pública na Assembleia. O secretário de Saúde do RN e médico infectologista, Alexandre Motta, prestou os primeiros socorros ao presidente do Conselho e posteriormente ele foi encaminhado ao Walfredo Gurgel, onde estava internado.
✔️ Siga agora @megaportalrn