O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (8) que deputados e senadores que ocuparam as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal deveriam perder seus mandatos. A declaração foi feita durante o anúncio de investimentos no Acre, quando Lula pediu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que não assinasse o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, afirmou o presidente.
A fala ocorre em meio à pressão de parlamentares bolsonaristas para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), coloque em pauta o pedido de impeachment contra Moraes. O grupo afirma já ter recolhido o número mínimo de assinaturas para protocolar a solicitação.
Alcolumbre, no entanto, declarou que a decisão de avançar com o processo cabe exclusivamente a ele e que a medida “não é uma questão meramente numérica, mas de uma avaliação jurídico-política que envolve justa causa”.
✔️ Siga agora @megaportalrn