Em discurso publicado em suas redes sociais, a senadora Zenaide Maia (PSD) criticou a política de ajuste fiscal que prioriza cortes em áreas sociais em vez de tributar setores lucrativos. “Meu recado é um só: defendo a taxação das bets e a redução das renúncias fiscais bilionárias dadas a empresas graúdas”, afirmou a parlamentar, referindo-se às plataformas de apostas online e aos benefícios tributários concedidos a grandes corporações.
A senadora, que é médica, destacou o impacto dos cortes orçamentários em serviços essenciais. “O país precisa parar de cortar recursos de áreas sociais – merenda de escola, remédio no posto de saúde – quando tem que fazer ajuste fiscal, gente!”, protestou. Em 2025, as despesas discricionárias (passíveis de redução) em saúde, educação e assistência social representam 32,6% do orçamento federal, enquanto as renúncias fiscais devem ultrapassar R$ 544 bilhões, equivalente a 4,4% do PIB.
Zenaide Maia vinculou a crise financeira do SUS ao subfinanciamento crônico. “Vai morrer muita gente neste país de morte evitável, porque faltam recursos no Sistema Único de Saúde”, alertou, lembrando que uma consulta com especialista no SUS é remunerada a R$ 10. “As leis que a gente tem que aprovar aqui são para salvar vidas, e não deixar os mais vulneráveis morrerem”, acrescentou.
FONTE: o Potiguar
✔️ Siga agora @megaportalrn