Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Michael Diniz fez duras críticas ao atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Júlia, denunciando casos de descaso, negligência médica e ineficiência no atual sistema de agendamento para consultas.
Em seu discurso, Michael Diniz relatou um caso específico envolvendo uma paciente que, após duas visitas à UBS com queixas de dor intensa, recebeu apenas medicação básica – dipirona na primeira consulta e ibuprofeno na segunda. A situação evoluiu, levando a paciente a procurar a UPA, onde foi imediatamente encaminhada para cirurgia de emergência devido a uma grave inflamação.“
Minha filha poderia ter morrido. Foi operada com urgência. E tudo isso por arrogância, por negligência, por não querer sequer solicitar um exame”, afirmou o vereador visivelmente indignado. Segundo ele, o médico se recusou a pedir uma ultrassonografia, alegando que “quem pede exame é médico que não se garante”.
Além do episódio, Diniz criticou a mudança no modelo de agendamento de consultas, que atualmente é feito de forma online e com prazos de até dois meses. Ele defendeu o retorno ao sistema anterior de fichas presenciais, alegando que esse modelo permitia o atendimento de mais pacientes no mesmo dia.
“Hoje, com o agendamento online, o número de atendimentos caiu drasticamente. Antes eram 15 fichas por médico. Agora, são apenas 6 agendamentos por dia, além de 3 por demanda espontânea. Isso não atende à necessidade da população”, declarou.
O vereador também reforçou seu compromisso com a transparência e a responsabilidade no cargo. “Quando me elegeram, não elegeram uma lagartixa para balançar a cabeça pra tudo, não. Elegeram alguém com caráter, posição e coragem para denunciar o que está errado”, concluiu.