Promovida em mais de 150 países, a campanha internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres ganhou o reforço da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) no Parlamento brasileiro. Defensora dos direitos das mulheres e tendo liderado a Procuradoria Especial da Mulher no Senado (2023-2025), a parlamentar subiu à tribuna do plenário, nesta quarta-feira (12), para manifestar novamente sua adesão à mobilização, desta vez convocando também os homens à tarefa de conscientização e de parceria no combate aos crimes contra a vida, a saúde e a dignidade da população feminina, que é maioria no país.
“Em 2023, o país em que nós vivemos registrou, em média, um feminicídio a cada seis horas. Foram 1.463 mulheres assassinadas, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Estes dados são um alerta gritante: toda vida importa, e cada minuto de atraso pode ser tarde demais para salvar uma brasileira do assassinato”, frisou Zenaide.
Chamada no Brasil de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a campanha anual teve sucessivos endossos institucionais da senadora ao longo do mandato. No período, o Congresso Nacional lidera uma mobilização que envolve sociedade civil e poder público, com seminários, audiências e eventos focados na proteção de mulheres e meninas, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade, e no combate às desigualdades étnico-raciais.
“Este mês de novembro marca ao calendário anual dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha tem início em 20 de novembro – feriado nacional da Consciência Negra – e vai até 10 de dezembro. É preciso contextualizar a importância desta luta, chamando também os homens para nos dar as mãos. Combater a violência e desigualdade é uma tarefa coletiva, e sem isso não podemos transformar essa triste realidade que vivemos”, destacou a parlamentar.
✔️ Siga agora @megaportalrn
✔️📲 megaportalrn.com.br









