Com defesa e voto favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na última quarta-feira (22), um projeto de lei (PL 3.436/2021) que garante assistência fisioterapêutica gratuita a mulheres submetidas a cirurgia de mastectomia.
“Estamos aprovando fisioterapia de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres, e também homens, que enfrentaram o câncer de mama e fizeram a operação de retirada da mama. Esse cuidado a mais é salutar e fundamental para um pós-operatório bem-sucedido e completo. É dever do Congresso Nacional defender a vida e a saúde. Como médica, ressalto que a fisioterapia é essencial para o bem-estar e a completa recuperação do paciente”, reforçou Zenaide.
A matéria segue agora em regime de urgência para votação no Plenário da Casa, medida defendida pela parlamentar junto a outras iniciativas de conscientização e reforço legislativo do mês do Outubro Rosa. A campanha nacional é dedicada a ações de prevenção e tratamento do câncer de mama.
Conforme Zenaide, as mulheres são mais da metade da população brasileira e têm direito de acessar recursos e políticas públicas que protejam a saúde e deem qualidade de vida. Ela ressaltou, ainda, que o avanço legislativo evidencia que o homem também pode ter câncer de mama.
“Após a mastectomia, principalmente com esvaziamento ganglionar, se faz necessária a fisioterapia, a drenagem linfática, porque vai reduzir o edema. É um direito de todas e todos, porque, por mais que o cirurgião tenha tido essa habilidade, se não tiver esse pós-operatório tratado como manda a ciência, a gente não vai ter um resultado exitoso como se tem… A prova é que, na iniciativa privada, já existe esse direito, porque é uma equipe multidisciplinar e, para ter sucesso uma cirurgia, tem que ter um pré-operatório bom, um operatório e um pós-operatório, principalmente”, defendeu Zenaide durante a votação.
✔️ Siga agora @megaportalrn
✔️📲 megaportalrn.com.br








