Alison dos Santos, Caio Bonfim, Maurren Maggi, Paulo André e Robson Caetano — todos do atletismo e com passagens marcantes por Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais — têm algo em comum: no início de suas trajetórias, eles despontaram como promessas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). 26 anos após sediar a última edição da competição, o público natalense terá uma nova oportunidade de acompanhar de perto essa vitrine de talentos, no período entre 6 e 18 de outubro.
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 6 de outubro, na Cervejaria Oktos Natal, com desfile das delegações e atração cultural. As competições terão cobertura digital, com transmissões pela CBDU TV (YouTube) e atualizações nas redes sociais oficiais da entidade. Vale salientar que o credenciamento da imprensa é obrigatório e deve ser feito antes do início do evento, por meio de formulário disponibilizado pela organização na internet.
Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUBs reúnem estudantes-atletas de todo o Brasil em competições que vão do futebol e futsal às modalidades de praia, eSports e fases seletivas, movimentando milhares de jovens e centenas de instituições de ensino de todas as regiões.
Para muitos desses estudantes-atletas, a disputa funciona como um trampolim para a carreira esportiva. A lista de atletas que aproveitaram os jogos universitários para dar um passo decisivo rumo ao alto rendimento inclui ainda nomes como Arthur Nory e Daiane dos Santos (ginástica artística), Ketleyn Quadros e Willian Lima (judô), Fernando “Xuxa” Scherer (natação), Felipe Wu (tiro esportivo), além de grandes nomes do vôlei como Bernardinho, Wallace de Souza, Ana Carolina e Roberta Ratzke.
Esses exemplos ilustram bem a importância do evento, que se consolidou como vitrine e ambiente de formação cidadã, alinhando os valores do esporte à vida acadêmica. Atualmente, mais de 98 mil estudantes-atletas, com idades entre 18 e 25 anos, participam das competições universitárias anualmente, representando mais de 1.700 instituições de ensino filiadas à CBDU, em uma rede que cobre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Funcionando como uma malha fina, onde os que desejam seguir carreira esportiva se destacam dos chamados alunos-atletas, a expectativa é que a edição de 2025 revele novos talentos para o esporte nacional e reforce o papel dos JUBs como um dos principais alicerces do desenvolvimento esportivo e social do país.
A CBDU acredita que realizará, em Natal, a maior edição da história dos Jogos Universitários Brasileiros. Serão mais de 7 mil participantes — entre atletas, dirigentes e equipes técnicas — representando as 27 unidades federativas em 22 modalidades, consolidando a capital potiguar como o palco central do esporte universitário no país por 12 dias.
Fonte: Tribuna do Norte
✔️ Siga agora @megaportalrn
✔️📲 megaportalrn.com.br